GUIA COMERCIAL


QUINTA NOVA DE SANTO ANTÓNIO EM CARCAVELOS

 

Conheça a história da quinta que se situa entre o centro de Carcavelos e a Praia

 

Foi por influência do Marquês de Pombal que, em meados do séc. XVIII, José Francisco da Cruz, 1º Morgado da Alagôa, amigo próximo daquele estadista e tesoureiro do Real Erário, nomeado por D. José I, se instalou nas ancestrais terras da "Lobita", na que ficaria conhecida, ao que se julga, pela anexação das quintas da Ordem, do Selão e da Fonte da Aldeia, por Quinta Nova ou Quinta Grande.

O solar, notavelmente decorado e mobilado, integrava uma bela capela, rica em azulejaria, dedicada a Santo António, o que levou a que a Quinta fosse depois definitivamente designada por Quinta Nova de Santo António; enquadrava-o um belo jardim, decorado com estátuas, lagos e canteiros de flores e uma parte rural constituida por pomar e vinha (500 pipas anuais). Todo o conjunto era densamente arborizado, destacando-se o pinhal de que ainda hoje resta uma parte considerável.

Jogo de Foot-Ball - Meados do Séc. XX em Carcavelos
Jogo de Foot-Ball - Meados do Séc. XX

 

Campos de Ténis - Meados do Séc. XX em Carcavelos
Campos de Ténis - Meados do Séc. XX

 

Palácio da Quinta Nova - Fachada Principal - Meados do Séc. XX
Palácio da Quinta Nova - Fachada Principal - Meados do Séc. XX

 

Em 1870 a quinta é vendida à Eastern Telegraph Company, empresa Inglesa de comunicações por cabo submarino, que lança as primeiras ligações para Falmouth, Gibraltar e Malta.

Em 1877, o solar foi pasto de um violento incêndio que destruiu quase por completo a sua ala este, sofrendo depois, durante as obras de reconstrução, várias modificações de acordo com as necessidades funcionais da Companhia; é neste processo de remodulação que a capela é completamente desactivada, sendo transferidos os seus azulejos para as paredes das escadarias do edificio central.

Na transição do séc. XIX para o séc XX, a Companhia, tendo em vista a ocupação dos tempos de lazer dos seus funcionários, maioritariamente Ingleses e como tal muito ligados à actividade desportiva, constroi um amplo conjunto de estruturas que vão possibilitar a práctica de diversos desportos, nomeadamente o futebol, o râguedi e o hóquei em campo, aqui praticados pela primeira vez no nosso país, e também o ténis, o "cricket" e o golfe.

Em 1932, ainda integrado na Eastern Telegraph Company, nasce o "St. Julian´s School" com o objectivo de receber cerca de 30 alunos Ingleses cujos pais, funcionários da Companhia, não desejavam enviar os seus filhos para Inglaterra.

 

Solar da Quinta Nova (Vista para Poente) - Meados do Séc. XX
Solar da Quinta Nova (Vista para Poente) - Meados do Séc. XX

 

Solar da Quinta Nova (Vista para Sul) - Meados do Séc. XX
Solar da Quinta Nova (Vista para Sul) - Meados do Séc. XX

 

Já em 1962, fechadas as comunicações por cabo submarino que haviam levado à constituição da Eastern Telegraph Company, esta vende a totalidade das suas instalações ao "St. Julian´s School" que, actualmente, acolhe cerca de 800 alunos divididos por 3 secções: Inglesa, Portuguesa e "Kindergarten".

Simultâneamente, os terrenos envolventes desta área foram vendidos por aquela companhia à Savelos, Sociedade Imobiliária que, desde então apresentou vários projectos de urbanização, sucessivamente rejeitados e abandonados. Actualmente é proprietária dos terrenos a empresa Alves Ribeiro/Savelos.

Foi neste espaço que pela primeira vez em Portugal se jogou foot-ball, o tennis, o volley-ball, o golf, o rugby, etc.
Foi também na Quinta Nova que foi fundado em 1932 o “St. Julian's School”, que ainda hoje é uma referência no ensino.





 
Previsão Tempo para Carcavelos a 3 Dias


COM O APOIO DE:
SANTINI CARCAVELOS